A Citologia é muito útil em Dermatologia Veterinária, contribuindo para o diagnóstico de muitas doenças, principalmente as neoplasias ou tumores de pele.
É um procedimento praticamente indolor que consiste na observação das células retiradas por punção da lesão com uma agulha fina.
Não é necessário jejum, anestesia nem outro preparo especial para a sua realização, mas dependendo da localização da lesão (perto do olho, entre os dedos ou áreas de difícil acesso ou inflamadas), o animal poderá precisar de sedação leve para que permita a espetadinha sem se mexer.
O material recolhido durante a punção com a agulha é colocado numa lâmina própria e enviado ao médico veterinário especialista para que ele possa avaliar a presença de microrganismos potencialmente perigosos na amostra, além de identificar, nos casos de neoplasias, a origem das células presentes (se são de pele, de tecido muscular, glandular etc) e também o grau de diferenciação dessas células, ou seja, o quanto elas se parecem com as células originais.
A Citologia Aspirativa está indicada principalmente para as lesões nodulares que persistirem por mais de três meses na pele ou subcutâneo do cão ou gato e deve ser realizada por profissional habilitado.
Veneno de rato – um perigo pro cão e pro gato
No Brasil e em muitos lugares ainda é uma prática comum a gente usar veneno no quintal e na rua pra matar os ratos. Cuidado! ...
-
Mas afinal, pode ou não usar produto perfumado no seu pet? Esse é o blog do Dcãoegato Canal, eu sou a Marcia Lima, médica...
-
O que é Foliculite? Para entender melhor, leia o texto anterior, sobre Piodermite. Se você já fez isso, saiba que a F...