sexta-feira, 1 de março de 2019

Dicas de limpeza pra quem tem pet em casa

Dicas de limpeza pra quem tem pet em casa


Esse é o blog do Dcãoegato Canal, eu sou Marcia Lima, médica veterinária e hoje eu vim falar sobre como limpar a casa se vc tem cão ou gato.
O q fazer pra evitar intoxicação, pra q a casa fique limpa sem grandes preocupações? Nos últimos anos, eu vivia proibindo o uso de um monte de produtos de limpeza, pros meus clientes, durante as consultas, dizendo pra limpar a casa só com álcool, sem usar amaciante de roupa... Tanta coisa a gente proibia. Que loucura pensar em limpar o ambiente, sem fazer uso de um bom sabão. Como desengordurar a cozinha só com álcool? Já tentou? Não dá!
Muita pesquisa foi sendo feita nesses anos e hoje o clínico veterinário pode desdizer tudo aquilo, dar uma de maluco e liberar os produtos q antes acreditávamos q fariam mal aos pets. Hoje, vc pode usar quase tudo q quiser em casa e esse texto é pra isso: desfazer aquele trabalhão q a gente dava pro cliente na hora da limpeza do ambiente.
Então vamos lá: q produtos não devemos usar na limpeza? Aqueles q deixam resíduo no chão!
Por exemplo, a Creolina e os seus similares, q eram muito usados antigamente nos quintais, têm um cheiro super fedorento e depois de secar, deixam resto de produto ativo ainda no chão. Os componetes da formulação podem entrar na pele de uma criança q engatinha ali, ou na pele do seu pet e intoxicar mesmo. Então, fica a dica: se vc quer usar a Creolina, não tenha cão, nem gato de estimação nesse ambiente, pq o risco de irritação da pele e intoxicação do animal existe.
Outra coisa q deixa resíduo no ambiente e q é super comum, mas q a gente usava antigamente e hoje em dia nem tanto, é a cera, q se passa no chão, pra deixar o piso mais brilhoso e bonitinho. Antigamente, a gente esfregava a cera no chão com uma estopa, q nem graxa de sapato, e depois passava a enceradeira. Deus me livre disso!!! Quem é jovem nem vai saber o que é uma enceradeira e não perdeu nada, juro! Troço trabalhoso por demais. Hoje em dia temos ceras mais modernas, líquidas, de diluir com água e passar com o pano na vassoura, no esfregão direto. Não são tão trabalhosas de usar, mas deixam resíduo no chão, depois de secar e por isso não devem ser usadas tb.
Na dúvida, se a cera ou o produto q vc usa no chão da sua casa, pode ser usada ou não, se deixa resíduo ou não, procura aí um colega veterinário, explica pra ele q vc assistiu o Dcãoegato Canal e segue o q ele recomendar.
O conceito q precisa ficar é que todo produto q deixa resíduo no chão, depois de secar, não deve ser usado na limpeza do ambiente em que vive um cão ou gato, por causa do risco de intoxicação por lambedura ou pelo contato com a pele.
Ok, mas que produtos podemos usar? Reparou q eu não proibi o uso do Veja Multiuso e seus similares ou mesmo dos desinfetantes perfumados? Esses produtos todos, a gente pode e deve usar na limpeza, mesmo tendo pet! Quanto mais limpa a casa, mais feliz sua mãe e os “neuróticos da limpeza” vão ficar. Neuróticos da limpeza? Era assim q eu chamava quem me mandava fazer limpeza na adolescência, antes de ter a minha própria casa... Quanto mais limpo o ambiente, melhor para a saúde do cão e do gato também!
Além desses, sabão em pó pode, todos aqueles produtos q na embalagem manda enxaguar, a gente pode usar na limpeza da casa e da roupa dos pets, desde q siga, bem certinho, as recomendações da embalagem. Seguir a diluição, enxaguar bem, não misturar produtos diferentes... tudo isso garante a segurança da utilização. Não pode é fazer como eu, na adolescência, pq eu só fazia bobagem. Não q eu não faça bobagem agora, mas naquela época fazia muito mais, com certeza! Quem tem adolescente em casa tb sabe como é, né? Na hora de lavar o terraço com sabão em pó, numa má vontade daquelas, eu não enxaguava direito pra acabar rápido, e a minha mãe tinha q me levar pelos cabelos ou pelas orelhas, lá pra cima de novo, pra me mostrar q o chão seco estava todo peguento, escorregadio e cheio de sabão. Daí me fazia lavar tudo de novo até ficar brilhando... Castigo merecido, reconheço. Contei isso pra te tranquilizar. É fácil saber se a limpeza do chão foi feita errado, se tem risco de ficar resíduo depois de secar e irritar a pele do seu pet. Se o produto de limpeza manda enxaguar e a gente não remove todo, dá pra ver o q secou e ficou no chão. Se for piso liso e olhar contra a luz, fica embaçado. Se for piso mais áspero, a gente sente escorregar ou grudar, se passar o pé. Fica a dica pra vc conferir se quem lavou o chão de casa, fez certinho!
Se na instrução de uso diz q não precisa enxaguar – e temos muitas opções assim no mercado – significa que o produto evapora quando seca e por isso é seguro usar se tem um cão ou gato na casa. As substâncias mais usadas q evaporam depois q secam são os sabões catiônicos (já falei do Veja e similares multiuso), o hipoclorito de sódio (em Portugal chamam de lixívia, no sul do Brasil é Qboa e também tem quem chame de água sanitária), o formol (no Brasil temos o Lysoform) e os quaternários de amônio (Pinho Sol, de uso humano e Herbal Vet ou o GermBac, de uso veterinário).
O cuidado com os produtos q evaporam é sempre seguir a diluição recomendada na embalagem. Se deixar pra qualquer pessoa e errar na hora de diluir, pode ficar resíduo no ambiente e irritar a pele ou até causar espirros e tosse nos pets (e nos alérgicos como eu).
Outro cuidado importante é nunca deixar desinfetantes diluídos no balde, à disposição dos pets. Achar q gato não gosta de água e por isso não vai chegar lá e lamber as bolhas da espuma do desinfetante pode ser um grave engano. E imagina a tentação q seria pra um Labrador daqueles bem atentados, passar ao lado de um balde refrescante, cheio de água com desinfetante? E se ele mergulhar a cara lá dentro? Se lamber, vai ter vômitos, perda de apetite, azia e sinais de gastrite. Se cair nos olhos, vai te gastar uma quantia boa no oftalmologista, pra cuidar da lesão de córnea e da conjuntivite. Então, fica ligado e não deixe nem o pano molhado (a esfregona, em Portugal) sujos de desinfetante, nem o balde com o produto pela casa, depois da limpeza!
Dos produtos q evaporam, o álcool é o mais famoso. A gente pode limpar com ele locais da casa q não sejam gordurosos, como o banheiro, mas por favor, lembrem que na cozinha, álcool não limpa adequadamente. Os óleos q ficam nas paredes, ao redor do fogão e no chão da cozinha, como azeite e óleo de soja, por exemplo, não são óleos solúveis em álcool. Dão o tripo do trabalho e não saem com produtos alcóolicos. E se o chão ficar engordurado, por baixo dessa película de sujeira acumula bactéria, fungos e um monte de bichinhos microscópicos q vão adorar grudar na pele e nos pelos do seu pet, qdo ele passar por ali.
Falei os produtos não indicados e os q a gente pode usar, mas a limpeza da casa tb fica muito melhor com a ajuda de um aspirador de pó. Quem tem um pet em casa, vale à pena adquirir um. Se vc já tem o seu, tira ele do fundo do armário, onde deve estar esquecido e com teias de aranha provavelmente, e passa a usar a cada 15 dias pelo menos. Se for um pet muito peludo, na época q caem mais pelos, aí vale à pena usar toda semana. Se a família tiver algum humano alérgico, o ideal é usar pelo menos uma vez por semana, pra remover a poeira e os fungos, pólens e ácaros do ambiente. Mas o uso semanal do aspirador de pó tb faz milagres na prevenção de crises de asma e bronquite dos gatos alérgicos, e das crises de otite e coceira dos cães atópicos. Fica a dica!
O aspirador de pó é uma ferramenta de custo viável e q nem vai mudar tanto a sua rotina, se vc incluir no dia da limpeza da casa. Só lembrar de passar rapidinho, mas nos cantinhos! Adianta nada aspirar o chão q a gente pisa ou o local q a gente senta. A poeira gruda na roupa e vai pra máquina de lavar, sem precisar do aspirador ali. Mas no intervalo entre o encosto do sofá e o assento, por exemplo, a roupa não encosta, o sol não alcança e é lá q fica poeira servindo de comida pros ácaros e todos os outros causadores de alergia. É nos cantos e nas frestas q o aspirador precisa chegar. Assim, sua coluna vai ficar muito mais feliz. Quem aspira o chão com má vontade, pra acabar logo (lembrou de mim, adolescente?), só força a coluna e a lombar e não necessariamente está melhorando a qualidade de vida dos alérgicos, entende?
O uso frequente do aspirador de pó na casa tb ajuda demais no controle das pulgas, principal causa de crise nos cães atópicos q vivem no Brasil. Foca nos tapetes, debaixo das camas (pq é escuro), nas frestas no piso (se for madeira é mais comum ter buraquinhos e frestas), entre o colchão e a cabeceira, entre o colchão e o estrado da cama, atrás de móveis (se o pet vai passar por lá) e esquece aquela trabalheira de aspirar todos o perímetro da casa.
Se vc curtiu esse assunto, não esquece de compartilhar com seus amigos e de se inscrever no Apoia-se, pra ajudar nosso projeto a crescer.  Tudo q a gente colocar aqui vai ter um vídeo no Youtube. Então, passa por lá, assiste, deixa seu like e se inscreve no Dcaoegato Canal. Até breve!



Veneno de rato – um perigo pro cão e pro gato

No Brasil e em muitos lugares ainda é uma prática comum a gente usar veneno no quintal e na rua pra matar os ratos. Cuidado! ...