quinta-feira, 18 de abril de 2019

Coprofagia


COPROFAGIA

Seu bebê de 4 patas, tão fofo, tão cheirosinho, estava na sua cama ainda há pouco, foi lá no canto e comeu o cocô do gato? Nojento, né? E aí, depois de surtar de nojo, o q a gente faz? Sai daí não, q eu já te conto.
Esse é o blog do Dcãoegato Canal, eu sou Marcia Lima, médica veterinária, e hoje a gente vai conversar sobre a Coprofagia, esse hábito às vezes constrangedor, qdo o cão come as fezes dele, ou do outro pet na casa.
Esse mau hábito de alguns cães pode causar constrangimento e nojo. Já pensou o pet todo feliz fazendo isso na frente das visitas, da sua sogra? Ui! Mas olha, não é pra dar chilique e muito menos pra lavar a boca do bichinho com sabão, tá?
Pro cão, coprofagia não é nojento, nem desagradável. Sabe qdo a gente olha uma tabela de cores com 30 tipos de verde e azul, pra escolher a cor da tinta da casa? A gente consegue ver muitos tipos de cor, pq temos um olho equipado com células pra isso. Nosso nariz detecta fedor e metade do gosto da comida na verdade é cheiro, sabia disso? Então, imagina um cão, com aquele nariz farejador, equipado pra detectar uma moleculazinha de substância q está dentro da mala, dentro da água, misturado com outros cheiros. Nariz de cachorro é super! Então, qdo ele come cocô, metade do gosto é cheiro e ele sente até os nutrientes q não foram digeridos. Tô dizendo q qdo o cão come as fezes, ele pode até estar sentindo o sabor do bife q ele roubou, engoliu correndo, não digeriu direito e agora saiu nas fezes... Então, não julgue seu pet q come cocô, pq pra ele não foi nojento.
2) Causas:
a) Se for problema de saúde: qq alteração na digestão, pode fazer com que o alimento passe mais rápido pelo trato digestivo e saia sem ser completamente aproveitada. Tendo nutriente nas fezes, tem animal q percebe e come. Problema de saúde pode causar fome e por fome, ele pode procurar os nutrientes nas fezes: animal sob dieta pra emagrecer, animal diabético tem fome o tempo todo, tem remédio q aumenta a fome, que altera o trânsito intestinal, tem lombriga q tb não deixa digerir o alimento direito, então verminose pode causar coprofagia. Nesses casos todos, a gente precisa de que? Da consulta e dos exames que o seu médico veterinário pedir, sem pão-durismo com exames, já falei em outros vídeos, né? Sem exame, a gente não tem poderes mágicos e não consegue dar jeitinho. Acertar o remédio sem saber qual é a doença, só se for vidente... Tem remédio pra deixar as fezes com gosto ruim ou com menos nutrientes e menos atrativas, mas não dê sem orientação. Vai gastar à toa e pode não resolver.
Mas tem coisas q a gente pode tentar em casa, antes de investir na consulta e nos exames. Aí se não funcionar, a gente procura ajuda.
Importante: seu cão não faz isso pra te irritar! Pelo contrário, ele pode até estar querendo colo e atenção. Se for esse o caso, a gente pode tentar fazer 3 coisas:
a) Durante uns 15 dias, limpe as fezes do ambiente, pelo menos 2 vezes ao dia. Se comer as fezes for um mau-hábito q ele adquiriu, a gente precisa tirar de perto a tentação, até aprender um bom hábito pra substituir esse.
b) Se for um vício, troque por outro. Dê um biscoito na hora q ele sempre come o cocô. Se vc conseguir perceber q ele come sempre de manhã, pega um dia q vc não vai trabalhar, não vai sair de casa e fica de olho. Qdo ele for pensar em direção à área, q vc já até limpou, dá um petisco. Tem chance de ele ficar com a barriguinha cheia e no dia seguinte vai preferir o gostinho do petisco e não querer ir até as fezes. Qual petisco vc pode dar? Existem muitos. Na dúvida pergunta pro colega veterinário qual vc pode dar Mas seja qual for, gente: moderação! É um pedacinho! Tem q caber numa colher. Bicho pequeno, colher pequena. Bicho maior, colher grande, mas é uma colher. Um petisco, não uma refeição, ok?
c) E a terceira coisa q vc pode tentar por uns 15 dias, pra acabar com a coprofagia é ignorar qdo pegar ele no flagrante. Mas é ignorar do tipo, sair de perto, sem nem olhar pro animal. Cada vez q vc olha e faz cara feia, ou q dá um chilique e briga com ele, seu cão entende: “Esse humano me ama! Olha como ele fala comigo!”. Seu cão não pode ser premiado com atenção qdo está fazendo uma coisa q a gente não gosta. Então, faça como a mãe cachorra faria e saia de perto. Larga tudo q estiver fazendo, segura na mão de nossa senhora dos pets bagunceiros e vai! Depois q passar um ou 2 minutos, pode voltar, como se nada tivesse acontecido. Parando de premiar aquele comportamento, em 2 ou 3 vezes q vc fizer certinho e não der atenção, ele para. Mas se vc faz certo e sua mãe, seu filho, sei lá quem na casa, continua dando atenção pra isso, o hábito vai continuar qdo essas pessoas estiverem por perto.
Bom, reparou q pra tentar alguma coisa em casa, precisa de tempo e disposição pra ficar de olho no animal, esperando fazer errado, né? Não tem solução simples, tipo varinha de condão e tchum, adestrou!
Se fazendo isso não melhorar, já q não tem diarreia, nem vômito, nem nada de alteração de saúde q vc tenha percebido, aí procura o veterinário. Se o bichinho tem diarreia, a gente não espera 15 dias, tentando ignorar qdo ele come as fezes, entende?
Sabendo disso, tem mais umas dicas sobre esse hábito de comer as fezes q eu quero te falar:
a)   A ração dificilmente vai ser a causa da coprofagia. Sabe aquela culpa q a gente sente qdo deixa de comprar a ração mais cara da loja e ajusta o orçamento pra uma mais ou menos? Pra uma ração causar fome ou desnutrição a ponto de causar coprofagia,  precisa ser aquela pior de todas, tipo um saco de 20kg por 15 reais, sabe? Ração de sola de sapato... No geral, não é pq a gente deu uma economizada, parou de dar ração super premium e passou pra uma premium, q isso vai acontecer.
b)   A culpa pode ser da ração, qdo a coprofagia é feita por uma fêmea gestante q nunca fez isso antes. Imagina, na gestação ou na amamentação, o consumo de energia e muito maior. Se a gente continua fazendo a ração de sempre, ela pode estar buscando o q o corpo sentiu falta, nas fezes. Já falei q o olfato do cão percebe se tem restinho de proteína na fezes. Imagina, cocô sabor salmão... hummm. Se sua cadelinha está gestante, fazendo o pré-natal direitinho, isso não acontece, não se preocupe.
c)   Se a coprofagia começou no filhotinho antes de desmamar, mesma coisa: pode estar faltando nutriente no leite da mãe, se ela estiver com um aporte nutricional inadequado, pq não fez pré-natal. Mas isso pode acontecer tb, qdo o local onde a mãe está com os filhotes, tem ficado sujo. O filhote vê a mãe lamber pra limpar e copia esse comportamento. Isso pode acontecer qdo tem tanto filhote, q a fêmea tem muito q limpar. A gente pode ajudar, trocando o paninho, limpando o local, pra não deixar mais o filhote ver a mãe lambendo o cocô do local e aí ele para tb.
d)   Cão fazendo dieta pra perder peso pode ficar de olho nas fezes do gato da casa. A dieta do gato tem muito mais proteína q a do cão. Se ele não digerir direito por qq motivo, o cão q estava na dieta e está com fome, começa a cair na tentação de comer o salmão, o atum, o bacon do cocô do gato... Ou do outro cachorro da casa. Então, se colocar seu cão guloso de dieta, limpa mais vezes as fezes do ambiente, pra ele não inventar moda de burlar a dieta. Pq quem é guloso, pra fugir da dieta é criativo, né?
e)   Se vc vai ganhar ou comprar um filhote e sabe q os pais dele têm esse hábito, sinal de que algo no intestino dos pais não funciona bem e o filhote deve herdar essa tendência à má digestão. A má-digestão pode levar à coprofagia. Então, já sabendo disso, pra prevenir, a gente pode evitar deixar a comida o tempo todo. Comer correndo, tudo de uma vez, faz a comida passar mais rápido no trato digestivo e isso pode reduzir o aproveitamento do alimento. Se por genética o cidadão já não digere bem, se vc colocar a comida uma vez só por dia, essa tendência piora e o cocô vai ficar delicioso... Então, pra filhote q a gente sabe q tem tendência, como na raça Shih-tzu, por exemplo, alimentação pelo menos 2 vezes ao dia. Aliás, outro dia eu faço um vídeo explicando por que a gente não deve deixar alimento à disposição o tempo todo pros pets e por que não deve oferecer apenas uma vez ao dia.
Se for comportamental, vai precisar de um veterinário terapeuta, especialista em etologia. Se na sua região não tem, procure o clínico geral e peça a indicação dele.
d) Não dê remédio pra deixar as fezes com gosto ruim, sem a orientação do vet.
e) Animal mau educado: a gente gera esse comportamento - animal disputa atenção do chefe da matilha e faz isso com a gente tb. Ex: limpar o ânus pode gerar dependência de atenção. Não limpar na frente dele, não dar ênfase à limpeza das fezes, brigar com ele qdo come as fezes premia e ensina q deve comer pra ganhar atenção, pq ele já latiu, já mordeu o sofá, já te olhou, já tentou de outros jeitos e vc não ligou. Aí ele vai e come as fezes sabendo q agora vai ter atenção.
Cão q come fezes tem problema de saúde ou parafuso frouxo. Pra evitar q esse mau hábito continue, a gente precisa combater as causas.
Se vc gostou desse texto, não esquece de compartilhar com seus amigos e de dar uma espiadinha nos vídeos no Youtube. Deixa seu Like e se inscreve no nosso Canal. Aproveita e clica no link do Apoia-se, pra ajudar nosso canal a crescer. Se vc for mais um apoiador, eu vou ter mais tempo pra dedicar a esse projeto e vamos ter mais vídeos bacanas como esse.
A gente se vê em breve!

Veneno de rato – um perigo pro cão e pro gato

No Brasil e em muitos lugares ainda é uma prática comum a gente usar veneno no quintal e na rua pra matar os ratos. Cuidado! ...