quinta-feira, 4 de julho de 2019

Atropelamento – Dicas para evitar esse acidente com seu cão ou gato.



Os acidentes cada dia mais comuns com cães e gatos são os atropelamentos.  Muitos até fatais. Sai daí não, q hoje tem dicas pra te ajudar a reduzir o risco de atropelamento do seu cão e do seu gato. Esse é o blog do Dcãoegato Canal, eu sou Marcia Lima, médica veterinária, e hoje eu vim te lembrar q quem ama, cuida da segurança.
Vamos conversar sobre como evitar acidentes com os pets em casa ou na rua, com algumas dicas simples de Posse Responsável.
Já viu como é comum a incidência de animal atropelado? Nem sempre quem se acidenta com atropelamento morava na rua. Muitos têm casa e família. A gente precisa pensar na prevenção, na segurança, pra evitar esse tipo de acidente, q pode até ser fatal.
Dicas pra quem mora em apto - Quem mora em apto – Se a gente tem animal e ele não sai de casa, tem q cuidar na hora de manobrar na garagem, pq tem vizinho q deixa o cão fazer xixi na garagem, sem coleira. Tem gato q pula muro e fica debaixo do carro da gente. Então, na hora de ligar o carro e manobrar na garagem do apto, atenção redobrada! Principalmente qdo a gente sai ou chega atrasado ou fora de hora (de madrugada). Pro nosso animal q mora no apto e não sai de casa, só tem risco se a gente leva pra passear sem coleira. Já falo disso.
Dicas pra quem não usa coleira e guia - Falando nisso, quem deixa o portão aberto tb deixa margem pro cão passear na rua sem coleira/guia sem supervisão e ser atropelado. Não se passeia na rua, no parque, na garagem do prédio, onde for, sem a guia. Até no carrinho de transporte, a gente deve usar sempre a coleira e a guia. Nem q seja aquela guia grande, q dá mais liberdade pra passear. Lembrando q essa, geralmente não é forte o suficiente pra segurar animal pesado, se ele der um arranque forte.
O segredo de segurança de hoje é confiar, desconfiando. Não deixe um pet sem supervisão perto de lugar q passa carro.
Dicas pra quem tem gato e mora no térreo sem tela -  Se for gato, mora no térreo, como impedir q ele dê as escapadinhas e vá pra rua sem a gente ver? A maioria dos gatos não tolera guia, mas a gente pode telar as janelas ou o muro do quintal.
Dicas pra quem mora em casa com garagem - Quem mora em casa com garagem, precisa ter cuidado na hora de entrar e sair com o carro. Tem portão q é automático. Eu conheço um monte de gente q diz: “Mas o fulaninho me vê chegar e não sai de casa não!” Só quem vivencia os bastidores da medicina veterinária é q sabe o qto é comum o cão ou gto q sai correndo pq viu outro cão, outro gato, pq levou susto com barulho, com algo q passou na rua ou em casa, ou saiu correndo pq quis! Já ouviu aquela piada: “Pq o cão entrou na igreja? Pq a porta estava aberta”?
Seja um gato ou um cão, esse vídeo é pra gente lembrar de ser responsável. E ser responsável pela segurança significa não confiar, pensar no pior e prevenir. Assim como a gente não deixaria uma criança de 2 anos na calçada sozinha ou no quintal, na hora de entrar com o carro, pq vai q ela resolve correr e a gente não vê e passa por cima, né? Tb não vamos confiar q o pet vai ficar seguro, só pq sempre se comportou. Então, na hora de entrar e sair com o carro da bendita garagem, dê seu jeito de tirar o animal de perto. Se vai abrir o portão, ao chegar em casa, o pet deve estar preso com coleira e guia, ou separado do local de risco, atrás de algum portão ou cerca, ou dentro de casa. Quem abre o portão e deixa por conta, está sendo irresponsável por imprudência e isso pode custar a vida do seu pet.
Espero q vc tenha gostado. Mande esse vídeo pros seus amigos q não costumam usar coleira e deixe seus comentários pra nós, contando se vc já não viu um susto desses pela imprudência. No próximo vídeo, tem mais dicas de Posse Responsável pra vcs!
Até breve!

Veneno de rato – um perigo pro cão e pro gato

No Brasil e em muitos lugares ainda é uma prática comum a gente usar veneno no quintal e na rua pra matar os ratos. Cuidado! ...