terça-feira, 2 de julho de 2019

Nem tutor, nem proprietário - seja responsável!



Sua família é multiespécie, inclui humanos e caninos ou felinos? Então se liga, q hj tem novidade pra vc q se diz tutor dos animais. Esse é o blog do Dcãoegato Canal, eu sou Marcia Lima, médica veterinária, e hoje a gente vai filosofar mais um pouco sobre Posse Responsável.
No vídeo passado, a gente te falou a coisa mais importante antes de decidir adotar um cão ou gato, lembra? Falamos de Posse Responsável. Pra falar disso, o nosso canal foi consultar os especialistas em Direito Civil e sabe de uma novidade? Juridicamente, não somos tutores de nenhum animal! Eu vejo tanta gente se dizendo tutor por aí q achei relevante trazer essa curiosidade, pra ninguém passar vergonha, nem usar o termo errado.
Esse termo é super comum e até tem sido utilizado com boa intenção pra substituir a palavra: “proprietário”, mas segundo quem sabe das leis, a gente só pode dizer q é tutor de um animal se esse animal possuir bens, se ele for rico, gente!
É assim: tutor é aquele q administra os recursos materiais de alguém q não pode fazer isso por si próprio, pra alguém incapaz de lidar com aquela dinheirama toda.
Não entendeu ainda? Todo mundo q está vendo esse vídeo teve infância e conhece o Batman, né? Espero q sim, pq ele é um dos melhores super-heróis q já inventaram! O Batman, ou melhor, o Bruce Wayne, é cheio de grana e ficou órfão, não foi? Então, ele precisava de um tutor pra administrar seus bens enqto fosse menor de idade.
Pro pet, a analogia é a mesma: se eu morrer agora, toda a minha fortuna de médica veterinária e professora de pós-graduação q mora na Europa (minhas contas chegam em euros agora, sou rica, né, gente? rsrs), vai ficar de herança pro Batman e pra Thália. Mas como eles não são capazes de ir ao banco, hehe, eu vou ter q nomear um tutor pra vir morar na minha mansão aqui em Évora, junto com eles, pra administrar todos os meus euros pro benefício desses 2 gatos.  
Consegui explicar o q é um tutor? Se o seu pet não tem conta no banco, se ele é um pobretão sem dinheiro, a gente não pode se dizer tutor dele - segundo a lei brasileira, pelo menos.
Essa parte jurídica é meio pesada, na minha opinião, mas o importante hoje é ressaltar q a gente não é proprietário, nem tutor de pet nenhum!
Então, ao decidir ter um animal de estimação, a gente precisa lembrar de não ser proprietário, nem tutor, mas de ser o responsável pela segurança, pela saúde e pelo bem-estar dos membros daquela família multiespécie.
Espero q vc tenha gostado. Quem curtir, compartilha com seus amigos, fala do nosso canal no seu Facebook, no Instagram, pros seus amigos e vizinhos. Aproveita, seja um apoiador do nosso projeto, clicando aqui no link do Apoia-se. E não deixa de dar seu like e se inscrever no nosso Canal no Youtube, pra receber as notificações sempre q tiver mais conteúdo por aqui. 
Até breve!

Veneno de rato – um perigo pro cão e pro gato

No Brasil e em muitos lugares ainda é uma prática comum a gente usar veneno no quintal e na rua pra matar os ratos. Cuidado! ...